Todos os escritórios de advocacia devem ter um bom plano de marketing, que permita, não só o posicionamento do escritório nos sites, mas também o reconhecimento e o valor que o diferencia dos demais escritórios.
Sabemos que os escritórios de advocacia são reconhecidos por seus serviços jurídicos, mas quem são os profissionais por trás de cada área? Quão diferente um escritório pode ser de outro? Para responder a essas perguntas usamos marketing para advogados ou marketing jurídico.
O que é marketing jurídico?
É um conjunto de ações de comunicação que pode ser apresentado através de um plano estratégico desenhado para aumentar o reconhecimento da firma para atrair potenciais clientes. O principal objetivo de realizar um plano de marketing para advogados é criar valor e oferecê-lo da forma mais eficiente e atrativa. Cada plano de marketing jurídico deve conter pontos específicos para garantir que a estratégia atenda aos objetivos propostos. Os fatores que determinam o sucesso de um bom plano de marketing são:
● Análise SWOT: é uma técnica que nos permite analisar a situação atual do escritório de advocacia, com isso buscamos avaliar as fraquezas, ameaças, pontos fortes e oportunidades que a firma possa ter.
● Identificar o público alvo: nem todos os escritórios de advocacia querem atrair o mesmo público. Devemos analisar nossos serviços, nosso setor, nossa concorrência, entre outros fatores que determinarão as metas a serem traçadas.
● Planejar objetivos: uma das melhores ferramentas para atingir os objetivos do nosso plano de marketing jurídico são os objetivos SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporários) com este método conseguimos um planejamento chave útil quando se trata de ordenar e medir os objetivos definidos.
Como elaborar um plano de marketing para um escritório de advocacia?
Ao elaborar o plano de marketing de um escritório de advocacia, é importante que ele seja supervisionado por profissionais especialistas na área, pois essa será uma das peças mais importantes para alcançar o posicionamento do escritório.
Influência e autoridade devem ser criadas na busca do setor em que o escritório atua na região em que nos encontramos e para qual queremos nos projetar, pois assim, saberemos que estamos nos posicionando como parte entre os melhores escritórios de advocacia.
Criar confiança e transmiti-la não só aos potenciais clientes, mas também àqueles que não sabem que precisam dos serviços jurídicos, pois isso significa que serão atraídos pelo que vendemos e que o plano de marketing funcionou.
Estratégias online de promoção para advogados
Existem várias maneiras de promover um escritório de advocacia, a internet oferece muitas ferramentas para alcançar um bom posicionamento, algumas das mais importantes são:
● Site do escritório de advocacia: deve ser bem estruturado e harmonioso, mostrando todas as informações sobre o escritório, os serviços que oferece, os profissionais por trás de cada área, as conquistas, alguns clientes com quem já trabalhou, entre outros aspectos que servem como uma carta de apresentação digital.
● Outbound marketing: são técnicas utilizadas discretamente para aumentar o posicionamento da marca, devendo ser feito um investimento monetário para atingir os objetivos aqui estabelecidos. Por exemplo, pagar Ads, que é a promoção ou publicidade de conteúdo e ajuda a aumentar a difusão do conteúdo e atrair mais pessoas, neste caso, potenciais clientes.
● Inbound marketing: esta é a ferramenta que será utilizada para divulgar o conteúdo do escritório de advocacia. Por exemplo, a utilização de redes sociais como o LinkedIn, sendo esta a melhor rede social para o uso empresarial, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, ou qualquer outra rede social que se considere adequada de acordo com o plano de marketing elaborado para o escritório.
Por que um plano de marketing é necessário em um escritório de advocacia?
Mais de 5 bilhões de pessoas no mundo usam a internet, ou seja, pelo menos 66,6% da população mundial, sendo as redes sociais as plataformas mais utilizadas, segundo o último relatório Digital 2021, da Hootsuite e da We Are Social.
Ter um plano de marketing não só permite o aumento de clientes, o que é importante, mas também permite que os clientes que foram conquistados permaneçam ao longo do tempo e convidem outros novos clientes para fazer parte de nossa carteira, atingindo e estabelecendo uma meta que sabemos será o mais adequado.
Além disso, alcança o posicionamento de nossa banca frente a nossos concorrentes e o desenvolvimento ativo de nossa imagem de marca.
Para criar um plano de marketing para advogados, é importante procurar os profissionais mais adequados, e aqui na Leega MKT somos especialistas no setor de marketing jurídico na América Latina.
Na Leega MKT ajudamos você a construir o melhor plano de marketing para sua firma
O marketing jurídico tem se tornado cada vez mais importante para os escritórios de advocacia na América Latina. A Leega MKT é uma consultoria de comunicação e marketing, especializada no setor jurídico na América Latina, focada no posicionamento de prestigiados escritórios.
Na Leega MKT sabemos que o marketing jurídico se tornou a melhor ferramenta para atrair clientes, criando uma nova visão para os escritórios de advocacia, portanto, graças a esta nova forma de fazer marketing digital para advogados, é de vital importância que os escritórios de advocacia se posicionem como melhores em seus mercados.