Por Elaine Neves*
Para muitos o designer é visto como um profissional ligado a uma questão estética, mas na verdade ele pode trazer muita diferença ao seu serviço e negócio.
O designer trabalha com o objetivo de trazer uma concepção do seu negócio por meio de uma comunicação clara e objetiva ao seu cliente, facilitando a resolução de problemas e otimizando seus serviços.
A sociedade mudou, vivemos em um meio de plena transformação digital, que traz consigo muitas inovações tecnológicas, vários negócios precisam se reinventar, reestruturar e se humanizar. E uma das áreas na qual se nota grande revolução em seu modo de comunicar e de se apresentar, é a área jurídica.
Perceba que até a decoração dos escritórios mudou. O que antes havia móveis amadeirados que transmitiam um estilo de pompa, requinte e formalidade, hoje vemos um estilo mais moderno, sem perder de vista a confiança e o profissionalismo da área.
Na comunicação visual não foi diferente, os escritórios hoje têm liberdade própria em suas peças, estilos de fotos mais modernos para a equipe e imagens abstratas para uso em suas áreas de atuação, elementos, cores, linhas e curvas que diferem de outros escritórios. Cria-se, assim, uma identidade única para cada banca. Misturam o clássico com moderno, criam sem perder a seriedade e formalidade do trabalho.
Com as redes sociais os escritórios puderam quebrar barreiras deixando a sua comunicação de fácil compreensão a todos, o que torna mais amplo o acesso a informação. Além disso, muitos já entenderam que é preciso ouvir melhor seus clientes, interesses, problemas e necessidades para trazer soluções mais assertivas que os atenda (isso inclui a forma de se comunicar).
Assim, as bancas mais antenadas estão deixando para trás o estilo de comunicação rebuscado, frio, de lay out engessado, para buscar mais empatia e conexão, deixando sua audiência mais próxima e interessada por assuntos jurídicos mais complexos que impactam seus mercados.
Confira algumas dicas de ações para melhorar o seu design:
São inúmeras as possibilidades de ter uma comunicação mais assertiva, leve e moderna com o seu cliente sem perder a seriedade e o profissionalismo.
*Elaine Neves é designer e consultora da Leega MKT, agência especializada em marketing jurídico.