As advocacias e seus embaixadores de marca

Por Yariana Pérez

O Dicionário da Real Academia Espanhola define a palavra embaixador como “pessoa, entidade ou coisa que, por serem características de um lugar ou país, são consideradas representativos deles”.

Agora, quando falamos de embaixadores da marca em marketing, nos referimos aqueles indivíduos cujo comportamento e valores se alinham perfeitamente aos da marca, o que geralmente se reflete na dinâmica de uma organização.

Em termos de marketing jurídico, este valor corresponde a sua equipe de advogados. Os profissionais do Direito representam o recurso fundamental de um escritório de advocacia. Basicamente, porque sem eles seria impossível realizar operações comerciais, oferecer e entregar serviços aos clientes.

Por esta razão, as empresas não podem poupar na construção e manutenção de equipes de trabalho com excelentes credenciais acadêmicas e profissionais, bem como a capacidade de desenvolver soft skills.

Os advogados que compõem os escritórios devem estar comprometidos, não apenas com a prestação de serviços de qualidade, mas também com os objetivos de negócio e propósito da organização.

A advocacia, como marca, é muito mais do que um conjunto de sinais distintivos. O escritório representa uma proposta de valor para um público específico e, portanto, seus advogados devem entender e garantir essa proposta.

As equipes devem conhecer os processos da organização, saber quais são os objetivos de médio e longo prazo, aproveitar os pontos fortes, identificar os pontos fracos e reconhecer os elementos que diferenciam a empresa das demais.

Tudo isso parece um trabalho árduo, no entanto, o desenvolvimento da dinâmica de trabalho possibilita que advogados e sócios se envolvam nessas questões, sem que eles façam parte do comitê diretivo ou do departamento de marketing do escritório.

Uma vez que esses advogados e sócios sabem para onde a organização está indo, eles são os primeiros chamados a desempenhar o papel de patrocinadores da proposta de valor que eles mesmos apresentam.

Para isso, é necessário que o escritório desenvolva e implemente critérios de transparência em sua gestão e abandone as formas tradicionais de gestão de escritórios de advocacia.

Nesse sentido, uma organização que valoriza suas equipes pode demonstrá-lo com fatos, como reconhecimento imaterial, remuneração variável, bônus especiais por desempenho e alcance de objetivos, apoio e promoção de programas de aperfeiçoamento profissional e acadêmico, desenvolvimento e implementação de ESG, critérios de inclusão e não discriminação.

A partir dessa geração de consciência, os indivíduos que fazem parte da organização tornam-se promotores e embaixadores naturais da marca, deixando de lado imposições ou comportamentos forçados de pouco valor para a imagem da firma.

Uma equipe sólida e coesa serve como a melhor carta de apresentação de um escritório, ao mesmo tempo em que fortalece seu capital reputacional no mercado e torna sua identidade corporativa sustentável.

Quando advogados e sócios se sentem representados e identificados com os valores da organização, o papel de embaixador é genuíno e transparente. Isso se traduz em uma vantagem competitiva que a banca pode aproveitar em suas atividades de marketing.

Se aqueles que projetam e executam o serviço estão plenamente convencidos de sua capacidade de atender às expectativas e necessidades de seus clientes, o desenvolvimento do negócio surge como uma consequência natural, desde que os objetivos sejam especificados e as estratégias de marketing sejam executadas. Caso contrário, a existência de embaixadores da marca para as empresas perde seu valor, desperdiçando a vantagem competitiva que ela acarreta.

Na Leega MKT, podemos ajudá-lo a identificar seus embaixadores e desenvolver um roteiro adequado para a implantação de atividades de marketing jurídico. Entre em contato conosco via Whatsapp Business ou e-mail contato@leegamkt.com.br.

Compartilhar:

Contato