Como fazer contatos efetivos em eventos internacionais?

No artigo anterior explicamos por que o networking é importante para os advogados e como estabelecer relacionamentos em eventos internacionais pode gerar negócios e oportunidades para escritórios de advocacia. Agora, como isso é colocado em prática? Como aplicar esses conhecimentos no dia a dia do advogado ou no desenvolvimento de uma atividade extraordinária, como – por exemplo – um evento internacional? A seguir, oferecemos cinco sugestões para um networking eficaz, levando em consideração a importância de desenvolver esse tipo de competências no exercício profissional do advogado.

Primeiro de tudo, você precisa definir metas claras. Nossa recomendação é identificar o que você espera alcançar através do networking (por exemplo, encontrar parceiros de referência, conhecer uma área jurídica específica, atrair talentos, aumentar a carteira de clientes, etc.). A seguir, será imprescindível realizar a investigação correspondente. O ideal é que você consulte a lista de participantes com antecedência e identifique as pessoas com as quais deseja se conectar (vamos chamá-las de “pessoas-chave”).

Uma vez identificadas as pessoas-chave, sugerimos a preparação de uma introdução que contenha uma apresentação concisa e atrativa que destaque a sua área de atuação e interesses, de acordo com os objetivos previamente indicados. Então, e como ponto crítico, é necessário exercitar suas melhores habilidades de escuta ativa. Além de cumprir regras de cortesia e etiqueta, o advogado deve demonstrar interesse genuíno pela história que seu interlocutor conta. Desse interesse surgirão questões apropriadas para o desenvolvimento da conversa e você deve estar preparado para receber respostas politicamente corretas ou não.

Por último, mas não menos importante, é vital fazer o acompanhamento, caso contrário todos os esforços terão sido em vão. Portanto, após o evento, no conforto de seus escritórios, os advogados devem se conectar com seus novos contatos, seja por e-mail ou por meio de plataformas como o Linkedin, especialmente projetadas para cultivar relacionamentos corporativos. É oportuno fazer uma breve menção ao seu encontro no evento e relembrar a conversa mantida, independentemente do seu apego às questões jurídicas ou não. Por fim, cabe manifestar interesse em manter contato.

Todos os itens acima podem ser fortalecidos com as ferramentas e recursos que a empresa possui, por exemplo, administrador de banco de dados, CRM, etc. Neste sentido, os advogados devem procurar partilhar as informações recolhidas e os resultados obtidos durante o evento com a equipe adequada do escritório, caso exista. Assumir contatos com ciúme seria um erro grave na consecução dos objetivos de geração de negócios da empresa.

Seguindo estas dicas, advogados e escritórios podem aproveitar o poder do networking em eventos internacionais para construir conexões, expandir seu alcance e alcançar maior sucesso no cenário jurídico internacional.

Se você e seu escritório vão participar de um evento internacional em breve ou têm ideias de expansão que ainda não sabem implementar, entre em contato conosco pelo e-mail contato@leegamkt.com.br e teremos prazer em apoiá-los no processo de sistematização da geração de negócios. Lembrando que em algumas semanas, haverá a Conferência Anual da IBA no México, e se você estiver por lá, será um prazer encontrá-lo para poder conversar e entender como a equipe da Leega MKT pode lhe ajudar a expandir suas operações.

Compartilhar:

Contato