Por Juliana Leão*
Com a redução dos investimentos em Marketing por parte dos escritórios, os eventos costumam ser uma das primeiras ferramentas de comunicação cortadas da lista. Esta atitude muitas vezes está ligada a uma visão errônea de que são dispendiosos e de que é difícil medir resultados. Este artigo tem intenção de desmistificar esta questão e trazer algumas informações e dicas.
Eventos são poderosos instrumentos de comunicação
Conteúdo é a ferramenta mais valiosa para um escritório que quer chegar a seus públicos-alvo. Isso porque as normas do código de ética da OAB são restritivas mas, também, porque é um dos fatores que mais interessa uma empresa que procura um escritório de advocacia: é preciso saber se aquele advogado domina o assunto e pode trazer saídas para os problemas enfrentados.
Os eventos estão entre as diversas ferramentas de Marketing que podem auxiliar um escritório a disseminar conteúdo com eficiência. Com uma grande vantagem: a interação é direta. Ou seja, além da divulgação da marca e da proficiência do profissional em determinado assunto, o evento propicia um contato pessoal único, no qual se pode interagir diretamente com o cliente ou prospect, tirar dúvidas, ir além do tema apresentado, conversar e trocar cartões. É possível ter uma resposta imediata ao assunto abordado e um contato olho no olho que vai muito além de um “like” nas redes sociais.
É caro investir em eventos?
Depende. Escritórios com budgets de Marketing mais modestos, podem começar com foco em eventos in house. Promover pequenos encontros pode ser boa oportunidade para fortalecer o relacionamento com clientes, convidar prospects e, também, apresentar a expertise em Direito Tributário, por exemplo, para clientes que são apenas atendidos pela área Trabalhista do escritório, e assim por diante.
Com um pouco mais de budget para investir, já é possível pensar em ser patrocinador e palestrar em eventos de renome em determinada área. É uma excelente oportunidade de estar em contato direto com público de qualidade e potenciais prospects. Na maioria das vezes, a cota de patrocinador do evento dá acesso ao mailing list de participantes, que pode (e deve) ser incorporado no mailing de prospecção do escritório para futuras inteirações.
Se, além do contato com clientes e prospects, a intenção também é fortalecer relação com escritório internacionais, vale o investimentos em eventos de networking com firmas no exterior, organizados por entidades de renome.
Como escolher quais são os melhores eventos para o meu escritório?
Com planejamento. Antes de tomar a decisão de investir em qualquer tipo de evento, é importante ter claro qual é o momento do escritório, quais são as áreas foco e qual tipo de público se quer atrair. Ao traçar objetivos claros, é possível tomar decisões conscientes e fazer investimentos que gerem melhor retorno.
Mensuração de resultados
Para os eventos in house, é importante encerrar com um questionário para os participantes, com objetivo de ter um retorno sobre a ação realizada e entender quais as intenções e expectativas dos clientes sobre determinado assunto. Para os eventos de mercado, é preciso criar a rotina de um relatório que deve sempre ser preenchido por um responsável do escritório após a palestra, onde serão incluídas informações relevantes.
Para ambos os casos, o follow up é fundamental. O evento não deve “morrer” após seu término. Ações devem ser geradas com objetivo de converter negócios, o que pode ser feito a partir da tabulação das informações colhidas pós evento e um esforço coletivo entre os sócios do escritório para retomar o assunto com os participantes interessados.
Em resumo:
Faça um bom planejamento de acordo com os objetivos do seu escritório e o orçamento, aproveite muito bem as inteirações em cada fase da ação (pré-evento, durante o evento, e follow up), e certamente o esforço será recompensado.
*Juliana Leão é sócia e consultora da Leega MKT, agência especializada em marketing jurídico.