ESG e os advogados: como se posicionar nessa prática?

ESG é uma tendência de negócios baseada em fatores de sustentabilidade, compliance e transparência. Este é um critério de melhores práticas aplicável a negócios em todo o mundo.

ESG é a sigla para as palavras Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança.

As empresas deixaram de ser organizações exclusivamente focadas em retornos econômicos e se tornarem órgãos de transformação social e cultural, responsáveis por questões que vão além de suas próprias operações. Ética, transparência e compromisso com o meio ambiente são fatores que influenciam significativamente o bom desenvolvimento dos negócios hoje.

De fato, a implementação de um plano estratégico ESG torna as empresas mais competitivas, robustas em nível de reputação e, em última análise, mais atraentes para investidores e stakeholders.

“Acertar na identificação, gestão e medição dos critérios ESG dentro de uma empresa tem repercussões diretas na sua capacidade de receber investimento, na sua reputação e, por extensão, na sustentabilidade do negócio”, indica a Deloitte Espanha em artigo de dezembro de 2021.

Esta afirmação coincide com a informação apresentada pelo Statista.com, site global líder de dados de mercado e de consumo, que mostra que, em 2021 a distribuição dos ativos dos fundos ESG em todo o mundo estava concentrada na Europa, com 81%, seguida dos EUA, com 13%.

Por sua vez, na América Latina também é evidente o crescimento exponencial de ESG. Recentemente, foi realizada a Cúpula virtual “ESG Summit Latam 2022”, organizada por dez escritórios da PwC na região: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

De acordo com o relatório da PWC, este evento contou com mais de 1.800 pessoas inscritas e, entre outros eixos temáticos, foi abordada a questão da situação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na região, o papel da governança na integração socioambiental, bem como a ligação entre ESG e relatórios de investimento e desempenho.

A ESG é mais do que uma tendência, reflete uma forma de gestão baseada nas melhores práticas, moderna e responsável.

À medida que empresas e negócios se conscientizam de sua relevância, são criadas oportunidades de suporte para prestadores de serviços jurídicos.

Os advogados começam a alargar a perspectiva de prestação de serviços e a responder às necessidades das indústrias e setores que necessitam de apoio.

A prática profissional do advogado está se expandindo e os diretórios e guias internacionais são claros sobre isso. A Chambers and Partners começou a investigar a prática de ESG no Brasil e, ao que parece, talvez conitnue com outros países da região.

Por outro lado, a Legal 500 tem o Global Green Guide, “a primeira e única plataforma inteiramente dedicada a explorar a contribuição dos setores jurídicos para uma transição ecológica”, conforme indicado. Este guia busca destacar o trabalho de escritórios de advocacia focados na consultoria em sustentabilidade, mudanças climáticas, bem como aqueles que têm dedicado espaço para suas próprias iniciativas, tanto na América Latina quanto nos EUA e Canadá.

Os advogados mais abertos a essa nova visão de negócios têm desafios pela frente e espaços onde podem começar a se posicionar.

Na Leega MKT tratamos de identificar estrategicamente esses mercados e acompanhar as empresas em seus processos eficientes de adaptação e promoção.

Entre em contato pelo nosso  Whatsapp Business ou pelo e-mail contato@leegamkt.com.br.

Compartilhar:

Contato