Por Yariana Pérez
*Alerta spoiler
“Nem tudo que está fora dos parâmetros e, portanto, seja anormal é necessariamente inferior.” É uma frase da protagonista da série coreana “Woo, uma advogada extraordinária”, que se destaca no episódio 3.
A expressão parafraseia uma conclusão de Hans Asperger, pediatra austríaco, pioneiro no estudo da neurologia atípica em crianças, no século XX.
Na série da Netflix, a advogada Woo Young Woo aplica suas extraordinárias habilidades profissionais e acadêmicas na prática contenciosa de um dos maiores escritórios de advocacia de Seul.
Woo sofre de transtorno do espectro autista e basicamente toda a história se concentra em como essa jovem talentosa consegue preencher as lacunas que abriram o preconceito e a discriminação contra pessoas com diferentes habilidades na sociedade, especialmente no setor jurídico.
Com um toque de ficção, esta série coreana vem conquistando popularidade desde seu lançamento no dia 13 de julho. Cada capítulo trata de uma micro-história em que um caso jurídico é desenvolvido, seja criminal ou civil, com um resultado bem-sucedido, graças às habilidades de Woo.
Agora, para nós, o interessante desta série é que, além do tema do autismo ou Asperger, conseguimos identificar elementos intimamente ligados à prática do marketing jurídico. É por isso que a frase do médico austríaco se encaixa perfeitamente em algumas das premissas que apoiamos na consultoria.
É muito claro: a chave é ser diferente, disruptivo e ousado, mas mantendo-se inteligente, como a advogada Woo.
O escritório de advocacia Hanbada decidiu apostar na diferenciação, contratando uma advogada com habilidades peculiares e o resultado tem sido satisfatório, com uma taxa de retorno bastante elevada.
No início, há resistência, claro, mas à medida que a história avança e a protagonista se destaca na equipe, fica mais evidente a perfeita malha de personalidades e habilidades dos advogados.
Tanto que, no capítulo 8, o concorrente do escritório Hanbada tenta contratar a advogada Woo, propondo uma oferta interessante em um escritório que trabalha estratégias aparentemente mais agressivas e ideias disruptivas.
Ficamos surpresos ao ver como os advogados da Hanbada observaram admirados como a equipe da Taesam, concorrente e contraparte em um caso, esbanjou identidade de marca com o uso do guarda-chuva do escritório, de forma natural e homogênea, como se fosse um tapete vermelho.
A construção do perfil de um escritório de advocacia com vantagens competitivas bem definidas no mercado passa por outro importante scanner: o tratamento do cliente.
Na série, a Hanbada Law Firm demonstra a eficácia com que uma equipe pode se concentrar no cliente e em suas necessidades.
“Duvido muito que outro escritório possa tratar meu filho de uma maneira melhor”, expressou um cliente agradecido no capítulo 3. Nesse episódio, a banca enfrentou um caso que ligava uma pessoa em um estado mais grave do espectro autista. A estratégia de resolução do caso centrou-se na compreensão do comportamento e das reações dessa pessoa, do ponto de vista da sua condição neurológica. Quem mais além de Woo, para entender esse caso em particular? Além disso, considerando que a equipe de advogados já estava ciente dessa condição médica, o trabalho saiu melhor do que o esperado, deixando o cliente satisfeito e totalmente disposto a recomendar o escritório e recorrer a ele novamente se necessário.
Hans Apserger também concluiu que as pessoas no espectro autista, com suas novas formas de pensar e viver experiências, podem alcançar grandes feitos.
No caso da advogada Woo, a capacidade de memorizar dados e analisar fatos é realmente notável, o que a torna um ativo valioso para a equipe de profissionais que, em cada caso, se dedica integralmente a chegar a uma resolução favorável ao cliente.
Sem dúvida, cada capítulo traz consigo uma lição de marketing jurídico que não podemos deixar de analisar, e acreditamos que a questão da diferenciação é fundamental para a compreensão da dinâmica proposta.
Os escritórios de advocacia devem identificar os pontos fortes dos membros de sua equipe para construir vantagens competitivas que lhes permitam se destacar no mercado jurídico. Às vezes, esse processo envolve a tomada de decisões disruptivas, alinhadas a novos modelos de gestão e uma visão mais ampla e menos convencional do negócio.
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