Plataformas Digitais como oportunidade para Escritórios de Advocacia

Por Yariana Pérez

Nos últimos anos, especialmente com o crescimento das transações pela internet no pós-pandemia, profissionais de diversas áreas passaram a investir mais nas redes sociais como um modo de se comunicar com clientes em potencial e se manterem presente no universo on-line, através da publicação de conteúdos de interesse.

No caso dos advogados, a presença nas redes tornou-se cada vez mais frequente, seja como propósito individual ou como para parte de uma estratégia do escritório ou organização que ele integra. E, entre os maiores e mais reconhecidos escritórios de advocacia do mundo, entendidos como marcas, já há uma consciência de longa data sobre isso.

Os movimentos inovadores que grandes firmas da Europa e dos Estados Unidos, têm motivado muitas outras bancas da América Latina e do Brasil. Assim, a presença estratégica nas plataformas digitais dessas bancas já é algo natural. Tais escritórios de advocacia observam o mercado e não perdem tempo ao implementar e executar estratégias em prol do posicionamento de suas marcas.

Diante deste cenário, os escritórios de médio e pequeno porte não ficam muito atrás. Os menos conservadores e com visão ampla dos negócios também buscam conquistar um espaço nas redes sociais. Dessa forma, encontramos uma fonte inesgotável de conteúdo no Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube e até no TikTok.

A rede está se expandindo cada vez mais e o ideal é aproveitar as oportunidades que refletem a dinâmica moderna do mundo dos serviços profissionais, principalmente dos jurídicos.

Plataformas como o LinkedIn permitem o desenvolvimento de uma série de vantagens competitivas interessantes para os escritórios de advocacia. Além de publicar sobre a chegada de um novo membro ao time ou o reconhecimento conquistado em um ranking (que deve ser feito de forma oportuna, conveniente e adequada), essa rede também permite a criação de uma extraordinária rede de contatos (sem a necessidade de pegar um avião para participar de uma conferência), banco de vagas, sistemas de entrega de newsletters e atividades que envolvem a participação da comunidade, como pesquisas e debates, entre outros.

Não por acaso, uma pesquisa recente da Financial Times, no contexto de seu ranking anual de escritórios europeus, indica que as firmas de advocacia tendem a ser mais bem-sucedidas ao passo que ousam oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes, potenciais clientes e colaboradores.

Por sua vez, um estudo realizado pela Social Lex (produzido por um importante jornal espanhol El Confidencial) sobre firmas espanholas com presença no LinkedIn, mostrou que a divulgação e publicação de conteúdo valioso tem sido fator chave para o sucesso dos escritórios e o posicionamento de sua marca.

Este relatório incluiu escritórios de pequeno porte com níveis de faturamento que não são comparáveis aos das bancas maiores. Isso significa que o espaço é democrático e que a presença e o bom desempenho nas redes não são exclusividade dos grandes.

De qualquer forma, queremos destacar que a abordagem deve ser estratégica. Portanto, é preciso haver objetivos claros e viáveis para entrar em uma plataforma com visibilidade exponencial. Isso implica que um escritório de advocacia não precisa necessariamente estar presente em todas as redes sociais, mas sim nas que lhe forem convenientes, de acordo com seus objetivos.

Além disso, os escritórios devem entender que a gestão das redes é algo delicado e, portanto, tem impacto em sua reputação, para melhor ou para pior. Como tal, não é aconselhável confiar a responsabilidade do gerenciamento de contas a advogados juniores ou estagiários. Embora os membros mais jovens da equipe sempre tenham ideias e pontos de vista interessantes para contribuir em termos de inovação e presença digital, é um erro atribuir a eles a responsabilidade por uma estratégia que faz parte do plano de expansão e posicionamento de uma firma.

Aparentemente todos nós sabemos o que dizer quando há uma boa notícia, mas diante de uma possível crise de comunicação, quem está no comando? São questões que não devem ser deixadas para depois. A visão estratégica nessas questões é tudo.

O convite da equipe Leega MKT é transformar inovação em vantagens competitivas para os escritórios de advocacia, pois as plataformas digitais não são infalíveis, mas a capacidade de se adaptar e refletir em uma equipe dedicada ao atendimento sim.

Para aplicar esses movimentos estratégicos em sua banca, entre em contato conosco via Whatsapp Business ou e-mail contato@leegamkt.com.br, e ajudaremos você a desenvolver sua estratégia nas plataformas digitais com eficiência.

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